Uma Feliz Surpresa
Em um dia como outro qualquer na pandemia, a rotina se sucede: estudar, cumprir a rotina de casa e olhar pela janela da vida o tempo passar...
No fim do dia, toca o interfone, encomenda pra mim... ora pensei, não tenho nenhuma encomenda pendente, o que poderá ser... bem vamos receber...
Não conheço o remetente... devo realmente abrir? Está endereçado pra mim... não tem jeito... melhor abrir e ver do que se trata...
Qual minha surpresa:
O Navio Hidroceanográfico Amorim do Valle, carinhosamente apelidado de Javali dos Mares, foi meu segundo comando de Navio na Marinha, e o primeiro exercido no mar, exercido entre junho de 2007 a julho de 2008.
Eis uma imagem do navio:
Abaixo seu histórico e algumas informações a respeito:
NB/NHO Amorim do Valle - H 35
Classe River/Amorim do Valle
"Javalí dos Mares"
D a t a s
Batimento de Quilha: 21 de outubro de 1983
Lançamento: 17 de maio de 1984
Incorporação (RN): 7 de junho de 1985
Baixa (RN): 23 de outubro de 1993
Incorporação (MB): 31 de janeiro de 1995
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.
Combustível: 88 toneladas.
Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.
Velocidade: máxima de 14 nós.
Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.
Armamento: nenhum (retirado).
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: 1 bote inflável para seis homens.
Código Internacional de Chamada: PWAW
Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.
H i s t ó r i c o
O Navio Balizador Amorim do Valle - H 35, ex-HMS Humber - M 2007, é primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante-de-Esquadra Edmundo Jordão Amorim do Valle. Foi construído pelo estaleiro Richards, em Lowestoft, Grã-Bretanha. O contrato de compra do Amorim do Valle, e de seus dois irmãos, mais as quatro Fragatas classe Greenhalgh, num valor de aproximadamente US$ 170 milhões (£ 100 milhões) foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânico em 18 de novembro de 1994. Foi incorporado à Armada em 31 de janeiro de 1995, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra, em cerimônia conjunta com os NB Jorge Leite - H 36 e NB Garnier Sampaio - H 37, presidida pelo Sr. Rubens Antonio Barbosa, Embaixador do Brasil junto ao Reino Unido, e que contou com a presença do AE Domingos Alfredo Silva, representando o Chefe do Estado-Maior da Armada, além do CA (RN) N.E. Rankin, Comandante Naval da Área de Portsmouth. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-Tenente Marcelo Luiz Boyd da Cunha.
Uma breve homenagem aos seus Comandantes, ao longo de seus 25 anos de incorporação na Marinha do Brasil:
Nomes dos Comandantes: CT MARCELO LUIZ BOYD DA CUNHA
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