O Acidente com o NV Stellar Banner: O Preço de uma colisão




Em fevereiro deste ano, a notícia do encalhe (varação tecnicamente) do Mv Stellar Banner, após ter deixado o Terminal Portuário da Ponta de Madeira rumo a China foi notícia amplamente repercutida na mídia especializada em assuntos marítimos.

 

Após ter assistido a competentíssima análise do acidente na Live do Prof. Dr. Osvaldo Agripino de Castro Júnior, advogado, doutor em Direito e Oficial da Marinha Mercante e Comte. Oscar Benito Cortessi, ex Diretor-Geral da Marinha Mercante do Paraguai e investigador de acidentes e sinistros marítimos pela Organização Marítima Internacional sob o patrocínio da UNIVALI, inevitáveis recordações de uma antiga campanha hidrográfica naquela bela região de nosso Brasil invadiram minhas lembranças e os sinais que a natureza transmitiu a este velho marinheiro desde o começo de nossa navegação pelo Canal de Acesso, a Manobra de Atracação, os trabalhos de sondagem realizados em diversas embarcações, sempre sofrendo demais com as condições da natureza reinantes na Bacia de São Marcos, onde por quase três meses, no ano de 1998, contribuímos com a atualização dos documentos hidrográficos da região.

 

Mais tarde, a oportunidade de ler o brilhante artigo do Dr. Marcelo Neves, intitulado O Naufrágio do Stellar Banner criei coragem para escrever uma pequena contribuição com a visão de um Hidrógrafo já na Reserva acerca do acidente sob o ponto de vista do preço que pode ter uma desatenção às NPCP da CPMA na demanda do canal, em sua seção externa, de praticagem facultativa.

 

Espero que gostem do artigo...


https://jus.com.br/artigos/84322.



Comments

  1. Muito legal o seu artigo. Conheci a praticagem ontem e cheguei a ele.
    A praticagem em bacias como essas deve mesmo ser facultativa? Quais ações humanas ajudariam a evitar esse caso?

    Parabéns, colega de UnB

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  2. Bom dia Victoria, muito obrigado por seu comentário. Uma honra que vc tenha lido e gostado. A bacia de São Marcos é de fato muito grande e nessa região, a Praticagem hoje é facultativa, porém, conforme disse, esse é um procedimento que poderia ser revisto. O movimento dos navios normalmente é bem lento, porém os movimentos do tempo nem sempre e pra piorar a inércia faz com que certas atitudes levem a acidentes sem permitir uma medida contrária... Qual seu Curso na UNB? Fico curioso por seu interesse na Praticagem. Se desejar, posso lhe passar mais informação a respeito. Um Abraço e Saudações Acadêmicas!

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